segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CONHEÇA UM POUCO DAS DANÇAS PORTUGUESAS DO MARANHÃO



A Dança Portuguesa é uma das heranças deixadas pelos nossos colonizadores. Trajando roupas típicas de Portugal – com muitos bordados, com destaque às meias brancas e aos lenços nas mulheres, e chapéus e luvas nos homens -, os pares dançam ao som de fados e viras. Um casal à frente comanda os passos.
A Dança Portuguesa é hoje uma das que mais representantes têm no Maranhão.

Fonte: imirante.com
Hoje em dia as Danças Portuguesas no Maranhão Variam muito seus trajes, as meias que antes eram brancas, agora são em cores variadas, combinando com a cor da roupagem. As meninas Dançam as coreografias com leques, sombrinhas, lenços e pandeiros. Já os meninos dançam com bengalas e os famosos pauzinhos, interprentando assim os famosos pauliteiros de Portugal. Hoje quase já ñ se torna necessário um casal referência para comandar toda a Dança, pois as coreógrafias são bem variadas, ou seja, o Comando dança diferente do Cordão. Tem sim aqueles casais comando, que se destacam, normalmente por apresentarem uma roupagem diferente e com mais detalhes do restante da Dança.
As Danças Portuguesas hoje no Maranhão, vêm crescendo muito, tendo como objetivo, levar alegria e muita cultura pelos lugares onde as Danças se apresentam.
Publicado por: Jeverson

0 comentários: